Além dos ovos de chocolate: Presentes de experiência roubam a cena nesta Páscoa

Tanto o charuto quanto o chocolate têm uma longa história de apreciação em diferentes culturas ao redor do mundo. O charuto tem suas raízes em rituais e tradições indígenas das Américas, enquanto o chocolate era valorizado como uma iguaria especial pelos povos mesoamericanos muito antes da chegada dos europeus.

Além dos sabores, o aroma e a textura desempenham um papel fundamental durante a harmonização. A cigar somelière curitibana Carolina Macedo, explica que o aroma envolvente do charuto complementa os aromas sutis e complexos do chocolate, criando uma experiência olfativa rica e agradável.

A ideia de harmonizar charutos e chocolates pode soar incomum à primeira vista, mas é uma combinação que tem conquistado espaço entre os apreciadores de experiências sensoriais refinadas.

“Assim como se faz com vinhos e queijos, a combinação adequada de chocolate e charuto cria uma sinfonia de sabores que cativa os sentidos”, conta ela, que lidera a Bulldog Tabacaria, na capital paranaense.

Com a páscoa chegando, a dupla se destaca como uma opção de presente para quem quer proporcionar uma experiência sensorial especial. Carolina destaca três exemplos de harmonização:

Charuto dominicano e chocolate amargo:

Para harmonizar com o chocolate amargo a sugestão são charutos que apresentem um maior dulçor, pensando nisso, o Arturo Fuente Magnum Sungrown, pode ser uma ótima opção.

As notas de café tostado, o doce das frutas secas e o aroma vão de encontro ao chocolate com maior concentração de cacau, garantindo uma degustação saborosa e equilibrada.

Charuto de maior fortaleza e chocolate ao leite:

O Joya de Nicarágua Dark Corojo é um puro nicaraguense, de corpo médio/forte que apresenta notas de chocolate, caramelo e uma pimenta no último terço. Aqui o chocolate ao leite vai potencializar as notas doces e suavizar a picância ao final.

Charuto italiano e chocolate com café:

Aqui, Carolina propõe uma degustação um pouquinho diferente, com um charuto italiano. Os Toscanellos são charutos completamente diferentes e estão ligados a história da Itália. Além de defumados, os Toscanellos são infusionados com aromas naturais e, no caso do Nero, com chocolate. Dessa forma, grãos de café com chocolate vão proporcionar uma experiência deliciosa.

“A experiência de harmonizar charutos e chocolates vai além do paladar, envolve também a apreciação visual dos produtos, a textura dos chocolates derretendo na boca e o aroma envolvente dos charutos, criando um momento de deleite e contemplação que é perfeito para celebrar a ocasião especial que é a Páscoa”, finaliza ela, que assina semanalmente uma newsletter gratuita sobre charutos. Para se inscrever, os interessados devem se inscrever no link https://bit.ly/newsletterbulldog.

Para aqueles que desejam presentear seus entes queridos com essa experiência única, há uma variedade de opções disponíveis no mercado, desde kits prontos com charutos selecionados e chocolates gourmet até a possibilidade de personalizar a seleção de acordo com as preferências de cada pessoa.

A Bulldog Tabacaria fica localizada à Rua General Aristides Athayde Jr., 254, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Tem atendimento de segunda a sexta, das 12h às 20h, e aos sábados das 10h às 18h. Para mais informações, o telefone é (41) 3029-1299 e o WhatsApp (41) 98736-3251.